Raspberry Pi Cluster

Raspberry Pi Cluster

Um uso popular do Raspberry Pi é a construção de Raspberry Pi Cluster. Raspberry Pi são pequenos e de baixo custo, por isso é mais fácil de usá-los para construir um cluster do que seria com computadores. Um conjunto de Raspberry teria de ser muito grande para competir com um único computador; você provavelmente precisará de cerca de 20 Pis para produzir um cluster com tanto poder de computação como um PC.

Raspberry Pi Cluster

Apesar de um Raspberry Pi Cluster poder não ser tão poderoso, é uma grande oportunidade para aprender sobre computação distribuída.

Existem vários tipos diferentes de cluster que pode ser utilizados para fins diferentes. Há super-computadores que são usados ​​para resolver problemas matemáticos, como a modelagem de condições meteorológicas ou simular reações químicas. Esses sistemas geralmente são usados em Message Passing Interface (MPI). Uma equipe da Universidade de Southampton construiu um super-computador com 64 nó MPI. Este sistema é utilizado para ensinar os alunos sobre supercomputação.

Outra tecnologia que é usada frequentemente em computação distribuída é o Hadoop, que distribui os dados entre vários nós. Hadoop é usado frequentemente para o processamento de grandes conjuntos de dados e mineração de dados. Um engenheiro da Nvidia construiu um pequeno Raspberry Pi cluster para Hadoop. Ele usa seu cluster para experimentar e testar ideias antes de implantá-los em sistemas mais poderosos.

Veja mais aqui!